Política

Grupo de Naviraí trabalha em projeto que poderá gerar mais 1 mil empregos e novas divisas para o município.

Suinocultura deverá ter nova fronteira em Mato Greosso do Sul

Publicada em 24/09/21 às 09:21h - 60 visualizações

por Expressão Naviraí - Canal de Tv Local de Naviraí


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Chagas com agenda com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.  (Foto: Divulagação)

Articulado pelo Empresário e Suplente de Senador, José Chagas (DEM), o novo projeto de uma nova fronteira para o agronegócio do estado, vai saindo do papel para uma realidade cada dia mais possível, que dará novo gás para a economia local e a geração de algumas centenas de empregos no município de Naviraí. Eleito na chapa de Nelsinho Trad (PSD) como suplente, o empresário representa os setores do comércio e indústria, tendo inclusive demandado junto ao titular, vários pleitos do setor, que já foram resolvidos no governo federal.

A marca, do emprego e o desenvolvimento regional está intimamente ligada à vida de Chagas. Auxiliado pelo filho Fábio Chagas, do agrônomo Juliano Andrade Pizzatto e outros técnicos, vem construindo o ambiente, com a devida ciência ao Governo Estadual e Prefeitura, que através do Governador Reinaldo Azambuja, da Prefeita Rhaiza Matos e a Câmara de Vereadores de Naviraí, abraçaram a ideia e se mostram prontos a auxiliar no que for preciso, para resultar muito em breve no novo e arrojado projeto para o município. 

O projeto da suinocultura que tem aval do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Superintendência da SUDECO vai envolver pelo menos 20 produtores locais, sendo que 90 por cento deles já estão definidos. O grupo não é fechado, nem definitivo, porém já é suficiente para o inicio da atividade, que deverá começar com 20 mil matrizes, uma fábrica de ração e uma produção significativa já na primeira etapa. “Com o devido aval da equipe técnica e dos produtores parceiros estamos fazendo as tratativas junto a SUDECO e com a Ministra Tereza Cristina” diz Chagas.

Senador Suplente  Chagas com o  Superintendente da SUDECO Nelson Vieira.

Em recente visita ao Ministério da Agricultura, Chagas tratou com a ministra alguns pontos sobre atual fase do empreendimento. De acordo com o estudo do Ministério que traz as projeções do agronegócio até 2029/30, no quesito exportações a carne suína deve ficar em primeiro lugar ao longo do período analizado pela Secretaria de Política Agrícola do MAPA, com expectativa de crescimento de 36,7%. O Ministério também prevê o aumento do consumo interno em razão do preço mais elevado da carne bovina.

Para o novo projeto de Naviraí, que ampliará a suinocultura sul-mato-grossense, há interesse e apoio da Sudeco, com a destinação de recursos através das suas linhas de financiamento aos produtores. “Estamos a disposição e prontos para nos reunirmos em Naviraí com esse grupo e orientarmos sobre o melhor caminho nesse investimento” diz o Superintendente Nelson Vieira Fraga. Da reunião com os produtores que já manifestaram interesse em criar esse grupo ou cooperativa da suinocultura, ainda devem participar da OCB/MS, Banco do Brasil, Sicred e Sebrae.

Em uma primeira fase o projeto prevê a criação e engorda, bem como a fabricação de ração, que poderá ocorrer em modelo de colônia ou separado em diversas propriedades. A segunda será o abate, que poderia ser feito com a utilização de plantas existentes no município.

“O importante que hoje vemos um negócio viável, que demandará muito trabalho, mas o resultado será a diversificação da produção regional e a geração de empregos, por isso estamos empenhados nele” finaliza Chagas. 

 Texto Soares Filho




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 26860   Usuários Online: 15

Nosso Whatsapp

 (67)9.9633-7191

Copyright (c) 2021 - Expressão Naviraí - Canal de Tv Local de Naviraí