Política

Vereador Regivan homenageia a Comunidade Surda de Naviraí

Regivan apresentou também Projeto de Lei que institui ensino de libras na REME

Publicada em 05/10/21 às 10:56h - 26 visualizações

por Expressão Naviraí - Canal de Tv Local de Naviraí


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Julio Fernando)

Na sessão desta segunda-feira (04) o vereador Regivan Moraes (MDB) apresentou de sua autoria uma Moção de Congratulação homenageando a Comunidade Surda de Naviraí. A Moção que teve a aprovação dos demais vereadores foi recebida por Glaysson Rhener Roche que representou todos os presentes da comunidade surda. Glaysson fez uso da tribuna e através de gestos agradeceu a todos os vereadores pela homenagem, gestos que foram interpretados pela professora de Libras, Mariana Dezinho.

O vereador Regivan disse que a homenagem tem por objetivo valorizar a todos aqueles que sem dúvida são pessoas que muito representam na sociedade organizada civil. “Faço essa homenagem com todo prazer por entender a importância que a comunidade representa em nossa cidade, são os surdos pessoas que procuram no dia-a-dia executar as suas atividades como pessoas normais, trazendo a todos nós exemplos de vida. Tenho uma filha que é formada em Libras com professora Cida que foi a propulsora do ensino de libras e sei da importância para auxiliar aos surdos, ela foi aluna da professora”. Destacou o vereador.

PROJETO DE LEI

Na mesma sessão o vereador Regivan apresentou o Projeto de Lei de nº 79 de sua autoria onde o Executivo Municipal fica autorizado a instituir no Município de Naviraí - MS o Programa “Mãos Amigas”, ensino de Libras como fator de inclusão social, inserindo o ensino de Libras nos componentes curriculares das escolas da Rede Municipal de Ensino - Reme.

Regivan em seu projeto destaca que o Programa de que trata esta Lei, poderá ser inserido como atividade extracurricular, na forma transversal ou como disciplina própria do currículo básico do Ensino Fundamental, de maneira a atender pedagogicamente ao propósito de inclusão social.

O Projeto enfatiza também que o Executivo Municipal fica autorizado a exigir que a formação dos docentes para o ensino de Libras seja preferencialmente em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras/Libras ou Letras/Libras/Língua Portuguesa com segunda língua ou pedagogia bilíngue.

Regivan também apresentou outro projeto de nº 85 que Institui a Língua Brasileira de Sinais - Libras e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas Sessões da Câmara Municipal de Naviraí. Regivan disse que muitos surdos querem acompanhar as sessões e com interprete de Libras eles podem interagir com os trabalhos legislativos.

O vereador argumenta que muito se fala sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua na infância, mas raramente vemos a Língua de Sinais sendo utilizada como uma opção para crianças ouvintes. “Nessa perspectiva, a oferta do ensino de Libras no ensino fundamental das Escolas Municipais de Naviraí tende a fortalecer os princípios macros e micros que perpassam o direito linguístico da pessoa surda e firma compromisso com a inclusão deste público, além de inserir o município de Naviraí como destaque e modelo de inclusão social dentro do cenário educacional”. Comentou Regivan.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 26828   Usuários Online: 15

Nosso Whatsapp

 (67)9.9633-7191

Copyright (c) 2021 - Expressão Naviraí - Canal de Tv Local de Naviraí